quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O Designer no mundo de Prometeus

   Analisando todos os materiais levantados, podemos traçar uma linha de pensamento que define a adequação dos meios de comunicação ao avanço tecnológico com saltos evolutivos cada vez mais rápidos.
   Os veículos de comunicação  mais antigos criaram formulas de prender o público em uma "zona de conforto" que eles não procurem sair, porem a nova geração de interlocutores é nativa da internet, e o novo veículo é para elas a mais completa e verdadeira zona de conforto. No meio online é possível escolher o que assistir, em que horário ver, guardar o conteúdo com você além de outras facilidades oferecidas.
   Já o rádio e os jornais continuam engessados ditando horários as pessoas e incutindo o que elas supostamente precisam assistir. Essas mídias já percebem baixas na influencia que causam e tentam desesperadamente acompanhar  a evolução da internet. É ai que entra, em primeira instancia, o Designer. É necessário dar ar tecnológico a impressos e programas de TV. O Designer é incumbido a reformar tudo que parece obsoleto, de logotipos a mobiliários que apareçam para o telespectador. Passam a copiar e adaptar interfaces próprias da web na apresentação dos vídeos e mobilizar o comentário e participação do público como em um Fórum de opiniões. Mantém, por tanto a evolução visual de veículos sempre relutante a mudanças.
   Em contraponto, há quem desfrute dos novos avanços para criar projetos visionários de Design e comunicação. Todos os dias novas redes de comunicação surgem na internet e com elas milhares de outras formas de influencia como aplicativos e programas de conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário